A importância da mulher na sociedade

Foto: Mirjam Delrue

A mulher tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante na sociedade, tanto na chefia de empresas, como no setor da saúde, ou mesmo noutros cargos e setores relevantes.

Em tempos passados, ela era totalmente desvalorizada e servia apenas para satisfazer o homem. Nos dias que correm, este problema de desigualdade de género está a dissipar-se, porque as mulheres são cada vez mais valorizadas e semelhantes aos homens.

Apesar da grande melhoria no que toca à valorização do género feminino, comparativamente a outros tempos, subsistem ainda hoje desigualdades que não podem ser escondidadas: em alguns casos, as mulheres não têm a mesma oportunidade de trabalho que os homens, os salários delas (embora tenham vindo a elevar-se) continuam, por norma, a ser mais baixos do que os salários dos homens nos mesmos cargos, já para não falarmos da quantidade de trabalho realizado por uns e por outras em casa.

No meu ponto de vista, as mulheres têm vindo a emancipar-se, pois não dependem mais dos homens para terem uma boa qualidade de vida. E, mesmo que esta discriminação não esteja completamente irradicada, o objetivo é que ela termine no futuro.

Tatiana Costa
(10.º G – Curso Técnico de Auxiliares de Saúde)

Comentários