A Internet no comportamento Humano

Foto: Lorenzo Ravasco

O fogo permitiu cozinhar alimentos, a roda criar meios de deslocação mais rápidos, a agricultura fez com que o ser humano passasse de apenas coletor para produtor, a escrita produziu mudanças na comunicação, no registo e passagem de informação, a revolução industrial implicou uma evolução rápida e criação das cidades. Atualmente, como grande fator de alteração do comportamento humano, temos a Internet.

Com um grande crescimento e alcance à escala mundial, a Internet “rodeou” o mundo. Como muitas outras invenções e descobertas, esta tecnologia surgiu numa altura de conflito e de guerra, num contexto militar, indo, contudo, muito mais além do que aquilo para que fora criada originalmente: permitir a comunicação com as tropas da frente a uma certa distância. Esse propósito ainda está na base da Internet e define as suas principais características, visto que permite a comunicação de um ponto do planeta com qualquer outro (até nos antípodas.

Hoje o ser humano depende dela tremendamente e em diferentes aspetos, graças à sua acessibilidade. Enquanto nos tempos medievais um rei que pretendesse enviar uma mensagem urgente por meio de um mensageiro que se dirigia a cavalo para o destino podia precisar de semanas ou meses, atualmente qualquer um de nós envia uma mensagem e consegue resposta em questão de segundos!

A Internet tem grande impacto pela influência que exerce em praticamente todas as áreas. No comércio é possível encontrar um conjunto de lojas “online”, que encaminham os produtos diretamente para casa do cliente. Relativamente à educação, estão a ser postas em prática novas técnicas de ensino e de autoaprendizagem, só possíveis pela (quase infinita) quantidade de informação e recursos disponibilizados pela rede.

Por outro lado (e é a sua faceta menos positiva), a Internet tem levado a que a interação física perca espaço para a interação virtual existente. As “redes sociais” parecem ganhar terreno, onde a socialização, o convívio e a intimidade familiar o estão a perder. A par disso está a perda de controlo de informação e de dados pessoais que, quando partilhados na grande rede digital, abre um perigoso caminho de invasão, exposição e voyeurismo, a que se juntam fenómenos de roubo e cibercrime.

A Internet tornou-se, portanto, um fator de mudança, capaz de moldar nova sociedade e os comportamentos humanos, que já se apresentam em grande parte dela dependentes, para bem ou para mal dos nossos pecados.

Rafael Dias
(12.º I – Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos)

Comentários